Publicidade:
Qualidades e Defeitos da Linguagem na Língua Portuguesa.
Para um texto ser considerado bem escrito ele deve possuir algumas características.
São qualidades da boa linguagem:
Correção, Originalidade, Clareza, Harmonia, Concisão, Colorido e Elegância, Precisão, Nobreza e Naturalidade.
Definições dos Aspectos Que Um Texto Deve Ter.
Clareza:
É o que torna o texto de fácil entendimento, refletindo a boa organização das idéias na obra escrita. Deve evitar-se a obscuridade e a ambiguidade.
Colorido e Elegância:
São qualidade decorrentes do esmero do estilo, graças ao emprego criterioso das figuras de linguagem e à imaginação do escritor.
Concisão:
Consiste em dizer o máximo com o mínimo de palavras. Deve evitar-se a redundância e a prolixidade.
Correção:
É a utilização das normas cultas e a fidelidade à disciplina gramatical. Deve evitar-se o purismo, a cacogafia, os barbarismos, os neologismos de mau gosto.
Harmonia:
É a musicalidade da frase. Seu contrário é a cacofonia, o eco e a colisão.
Naturalidade:
É a forma espontânea do autor comunicar-se co seu leitor. Muita preocupação com estilo ou artificialismo, vão em direção contrária aos aspectos da naturalidade.
Nobreza:
É a não utilização de termos impróprios, devendo ser levado em conta o decoro da linguagem.
Originalidade:
É o dom natural que caracteriza o escritor e torna seu estilo muito pessoal, livre das imitações e coisas comuns, que são aspectos contrários à originalidade.
Precisão:
É o emprego do termo adequado para o que se quer dizer. Evita-se a imprecisão.
Publicidade:
Conteúdo Relacionado.
Principais Figuras de Linguagem da Língua Portuguesa
Definições das Figuras de Linguagem Pág. 1
Definições das Figuras de Linguagem Pág. 2
Publicidade: